top of page

MANDRÁGORAS

Foto do escritor: Gizele FacchinettiGizele Facchinetti

Atualizado: 12 de fev. de 2024

Curiosidades sobre a planta mágica de Harry Potter!

"Bem-vindos à estufa número 3, segundo ano. 

Agrupem-se todos. Hoje nós vamos replantar mandrágoras."


Esse trecho em Harry Potter e a Câmera Secreta que acontece dentro da estufa, é uma das minhas cenas favoritas. Durante uma das aulas de herbologia em Hogwarts, os alunos precisam aprender como replantar uma mandrágora da maneira correta. Sobre as propriedades da raiz, conta-se que o seu uso traz de volta ao estado natural quem foi petrificado e que é também muito perigosa, pois, emite um grito fatal para quem ouve! Por isso, todos precisam estar usando abafadores para se proteger. Então, antes que a professora Sprout comece a aula (no caso, esse post), coloque o seu, ajuste bem e vamos conhecer um pouco mais sobre essa exótica planta! Você sabia que mandrágoras realmente existem? Não tão vivas quanto retratadas na história...

A mandrágora - Mandragora officinarum (ler com a voz da Hermione), é uma planta herbácea, de origem eurasiana, pertencente a família das Solanaceae, ou seja, a mesma da batata e tomate, por exemplo. Possui flores em formato de sinos, frutos amarelos, carnosos e tóxicos. Também são atribuídas a ela propriedades medicinais, afrodisíacas, alucinógenas, analgésicas e narcóticas. Mas, o que mais chama atenção, são suas raízes bifurcadas que se assemelham com formas humanas.

Muito antes da ficção, essa planta sempre esteve associada à magia, mitos e tradições ao longo da Antiguidade e Era Medieval. Segundo histórias, acreditava-se realmente que para arrancar a raiz da terra, era preciso muito cuidado e que seu grito levaria realmente a pessoa à morte. O jeito "mais seguro" para retirá-la seria amarrando a ponta de uma corda nela e a outra ponta no pescoço de um cachorro, que ao correr, arrancaria a raiz e depois, você já sabe né? Trágico.


Outra curiosidade, é que também há referências sobre mandrágoras nas escrituras bíblicas, nas passagens de Gênesis 30:14 e Cantares 7:13.

Hoje decorei um cupcake com mandrágora! Tentei. Apenas um sim, por motivos de: dificuldades com a confeitaria. Estava com essa ideia faz tempo, já tinha tentado outra vez e não deu muito certo. Dessa vez, apesar de não ter ficado exatamente com a cor que eu queria, gostei de como ficou! A doida que nunca tinha mexido com pasta americana tentando modelar... Difícil, viu. Os olhos são dois granulados e no topo coloquei folhinhas de hortelã! Mérito e agradecimento pelos cupcakes maravilhosos/sem igual vão para minha mãe.


Claro que aproveitei todo o clima para fazer algumas fotos, esbanjar a beleza desse meu funko xodó do Harry e deixar registrado o dia. Espero que gostem!





Happy Halloween!

69 visualizações

תגובות


© 2025 no meu ateliê. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 34.126.448/0001-78 • São Paulo/SP

  • instagram
  • pinterest
  • whatsapp
  • playlist
bottom of page