Os cuidados que você deve ter para auxiliar uma boa produção.
![](https://static.wixstatic.com/media/3d70f2_53392eee3486435eba64397c9269214b~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/3d70f2_53392eee3486435eba64397c9269214b~mv2.jpg)
E chegamos ao terceiro e último post dessa série sobre #hortaemcasa...
No primeiro post, vimos sobre como montar um kit básico para começar, espécies que podem ser cultivadas em conjunto e quais precisam estar sozinhas, os diferentes cultivos e ciclos das plantas. No segundo, mostrei como montar um vaso simples com alecrim, dicas para ter uma horta saudável, acertar nas regas e adubação. Agora, para fechar esse assunto (por enquanto!) vou falar da manutenção na horta, apresentar alguns bichinhos que você deve proteger suas plantas e alguns que fazem bem para elas. ✨
É muito importante estar sempre de olho na sua horta! Para colher, identificar se há sinais de falta de nutrientes, surgimento de pragas e também para fazer manutenções que auxiliam no desenvolvimento das plantas.
Há três termos para as ações de manutenção:
Raleio: Raleio é o ato de selecionar mudas mais fortes para plantio definitivo e realizar a retirada do excesso de frutos na plantação, com o objetivo de aumentar a disponibilidade do espaço, favorecendo o crescimento de novos (e maiores) frutos e também evitando que os galhos quebrem com o peso, por exemplo.
Poda: Na poda, realiza-se os cortes dos brotos, ramos ou raízes, ajudando a favorecer o crescimento das plantas de uma maneira geral.
Desbaste: O desbaste consiste em retirar galhos menos desenvolvidos e que não produzem frutos, para ajudar a estimular o aumento da produção e no aproveitamento de nutrientes da planta.
Então, ter uma certa frequência em fazer essas limpezas nas plantas, vai muito além de apenas deixar a horta mais bonita!
![](https://static.wixstatic.com/media/3d70f2_63549cb441204abd9c0e20369b0184f6~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/3d70f2_63549cb441204abd9c0e20369b0184f6~mv2.jpg)
Plantas quando estão bem cuidadas e nutridas possuem bem menos chances de sofrerem com ataques de bichos e doenças. Mas, não podemos descuidar da nossa atenção...
Dentre algumas das pragas mais comuns, temos:
Pulgão: Atrai a presença de formigas e deixa as folhas grudentas.
Cochonilhas: Folhas com pintinhas amarelas, atrai formigas e deixa as folhas grudentas.
Formiga-cortadeira: Deixa as folhas com as bordas comidas.
Lesma e caramujo: Deixam as folhas com furos.
Lagartas: Deixam bolinhas pretas no entorno dos vasos e folhas com as bordas comidas.
Ácaros: Podem deixar os brotos enrugados.
Apesar desses pequenos invasores, alguns bichinhos estão aqui para ajudar, como:
Abelha: Importantíssima para polinização. Elas poderão ser atraídas por flores do alecrim e manjericão, por exemplo.
Joaninha: Uma presença fofa e super comedora de pulgões!
Minhoca: Desempenha o papel principal no processo de decomposição e também ajuda a arejar o solo para as raízes das plantas.
Borboleta: Não podemos deixar de falar delas. Além de polinizadoras, enchem de vida e encanto qualquer lugar...
"É preciso que eu suporte duas ou três lagartas se eu quiser conhecer as borboletas."
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
🦋
#DICA: Três plantas que ajudam a manter formigas, pulgões e lagartas longe de outras espécies que desejar: Boldinho, capuchinha e tagetes.
Bom, assunto é o que realmente não falta para continuar. A ideia foi compartilhar um pouco do que eu tenho estudado e vivido por aqui, de forma que esse conteúdo possa servir como um direcionamento para quem também sempre quis começar a cultivar uma pequena horta em casa ou quem sabe, conseguir despertar esse desejo em alguém...
Como eu contei no primeiro post, é uma atitude que impacta positivamente a nossa vida. Eu já tive uma relação bem mais distante com os alimentos que consumo (e tenho um paladar bem... particular). Mas veja só, hoje não quero viver sem a minha hortinha de ervas e temperos.
Fique com esse GIF do filme Wall-e da Pixar - que se você nunca assistiu (isso é possível?), indico muito que assista.
Comments